29 janeiro 2014

O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros. Jesus continuou: — Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês. Lembrem do que eu disse: “O empregado não é mais importante do que o patrão”. Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês.
— João 15. 17-20 

O Meu Deus É Soberano - Fernandinho


O Deus de Abraão, de Isaque e Jacó
É o mesmo hoje
O Deus de Moisés, de Josué
É o mesmo hoje
Ele levanta os mortos
Sara e cura os feridos
O Deus que desde a eternidade está no controle
O Deus que desde a eternidade está no controle
O meu Deus é soberano
O meu Deus é soberano
Se o meu coração parar de bater
Ele sopra em minhas narinas e me traz de volta a vida

O Deserto


              Quando pensamos em deserto logo vem à mente uma ideia de aridez. Esta idéia é de fato a principal e comum característica encontrada em todos os desertos da terra. Tratando-se de uma região seca, de excessivo calor ou frio e que possui baixo índice de precipitação (chuva), não há favorecimento à vida, mesmo para seres e plantas que se adaptaram a tais locais.

Numa visão mundial percebe-se que 15% das terras continentais são desertos inóspitos, pouco habitados, de difícil exploração e muitas das vezes mortais para aqueles que desafiam suas forças sem os devidos recursos ou conhecimentos essenciais à sobrevivência.
Já quanto à classificação existem os desertos podem ser de latitudes quentes, de zona temperada e polares.

Os de latitude quente podem ser subtropical quente (de ar quente e seco) e o litorâneo (com a presenças de nevoeiros marítimos, mas com raras chuvas).
Os da zona temperada possuem invernos frios e amplitudes térmicas muito acentuadas, uma vez que se trata de climas de tipo continental.
Os desertos frios pode ser desertos polares (ocorrem nas altas latitudes, 55º no hemisfério Sul e 65º no Norte. Seus invernos duram oito meses e apresentam temperaturas médias de -20º C); polares continentais (apresentam temperatura média inferior a -30º C. As altas cordilheiras apresentam climas semelhantes ao polar continental) e; polar glacial (inverno perpétuo).

Diante desta simples apresentação extraída da enciclopédia Barsa, livro cinco, págs132 a 135, já podemos tirar algumas aplicações espirituais. O principal entendimento está no deserto ser um lugar árido, que não favorece a vida devida acentuada temperatura, quente ou fria, e ausência de quase todos os recursos essenciais à vida e sua sustentação, sendo os principais a falta de água e alimento.

O homem de Deus necessariamente terá que passar por três lugares em sua caminhada da fé em Deus. O primeiro lugar é o deserto (lugar de dependência de Deus), o segundo é o vale (lugar de decisões e lutas) e o terceiro é o monte (lugar de entrega e busca). Cada qual, em seu tempo, oferece ou exige algo para nos aprovar ante as constantes lutas contra o pecado, o mundo e Satanás. Bem como, nosso constante aperfeiçoamento trabalhado pelo Espírito Santo.

Contudo nos cabe saber que ninguém deve enfrentar um deserto, ou qualquer outro lugar, espiritualmente falando, se não for impulsionado pelo Espírito Santo de Deus, Mateus 4 1 a 11. Jesus só foi para o deserto depois que recebeu o revestimento de poder vindo do pai para a missão que lhe era proposta. E mesmo no momento mais difícil de sua dependência e propósito para com a obra redentora, Ele teve que se valer da Palavra de Deus que cria e vivia. Não basta ir ao deserto e saber com se virar por lá, tal como o Senhor que passou sua prova por 40 dias em jejum e oração. É preciso depender de Deus e ser por Ele guiado, só assim sobreviveremos sem danos aparente ou mortais. 

            Considerando um deserto calmo, por si só é um lugar impróprio para vida se desenvolver e ser fértil. Mas o deserto e muito mais: São as tempestades de areia, as miragens, as distâncias de dias sem referencia ou Oasis, paradas ou hospedarias. Consideremos também os poucos mais mortais animais venenosos como os escorpiões, serpentes e formigas venenosas. Espinhos, areia movediça, pedras, altos e baixos. Tudo é parte de um deserto. Não bastasse esta idéia hostil, o inimigo quer nos encontrar nele no momento de nossa maior fraqueza. Não será fácil o confronto, mas seremos vitoriosos não negando, jamais, o nosso Deus e Pai.
 “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 3.10  
          
 Pr. Rogério Maia – jan/2014

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...