26 julho 2017

A garça

A garça é uma ave que vive no meio de manguezais e mesmo assim, continua com suas penas brancas como algodão.

É assim que devemos ser! Precisamos viver nesse mundo contaminado pelo pecado sem nos contaminar com as coisas podres que nele há.

Andar com Cristo é isso - você pode estar caminhando na podridão, mas a partir do momento que você assume um compromisso com Ele, lama nenhuma te atinge.

Não é porque estamos no mundo que devemos viver como o mundo! Estamos aqui para fazer a diferença. A Bíblia diz: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

Assim como a garça tem todo cuidado ao andar na lama para que suas penas não se sujem, devemos sempre vigiar e orar para que as tentações deste mundo não nos afastem de uma vida de santidade com Deus.

O AMOR

_"O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem"_ *(Romanos 12:9)*.

Bom dia!

O centro da mensagem do Evangelho é o amor. João, ao descrever a história da salvação, começa dizendo: _"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"_ (João 3:16).

O Evangelho não é possível sem Amor; não é possível vida cristã sem amor. O amor é a essência da lei moral. Escrevendo aos Gálatas, Paulo nos diz que toda a lei se cumpre quando amo o meu próximo (Gálatas 5:14).

Esse nível de amor não é automático, mas um processo que resulta de uma vida transformada no relacionamento constante com o Espírito de Deus. O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5b). Paulo, ao listar as virtudes decorrentes do "Fruto do Espírito", coloca o amor na primeira posição.

A ausência de amor pode ser uma evidência de um relacionamento pobre com o Espírito Santo e, portanto, de um relacionamento pobre com Deus.

O Reverendo Martin Luther King Jr. menciona, em alguns dos seus sermões, as três dimensões do amor e enfatiza que há na língua grega, três palavras para "amor".

A primeira, _eros_ é a dimensão egoísta. Ele considera razoável e até saudável que alguém ame a si mesmo. Isso implica em se aceitar como Deus o fez, ao invés de desejar ser outra pessoa (coisa muito comum nesse mundo padronizado).

Implica, igualmente, reconhecer seus dons e seu chamado. Há muita confusão na Igreja porque o cantor quer pregar, o pregador quer cantar, etc. Todos devemos saber qual o nosso lugar no corpo e agir com excelência nessa área.

A segunda palavra, _"philia"_ se caracteriza pelo amor ao outro e pela busca do seu bem. É um sinal de amadurecimento. Começamos viver a nossa vida cristã de verdade quando nos interessamos pelo bem do próximo.

Paulo nos diz que esse amor deve ser sem hipocrisia, sem fingimento. Algumas pessoas somente amam se puderem receber algo em troca. É o amor utilitário que termina imediatamente quando percebo que não vou ganhar nada com isso.

A terceira palavra para amor é _"Ágape"_. Esse é o nível mais elevado de amor. É o amor que Deus tem por nós e com o qual Ele ofereceu seu próprio Filho para nos salvar.

Esse é o amor que me possibilita oferecer a outra face, andar a segunda milha, abençoar o meu inimigo e orar por quem me persegue.

O amor, nessas três dimensões nos proporciona uma vida cristã equilibrada e completa.

Devemos buscar, sem fingimento, um modo de vida que exalte o nosso Deus e seja uma alegre resposta à sua maravilhosa graça.

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...