01 maio 2017

Curiosidades de Israel

Mensagem profética básica a respeito de Israel

Os profetas, de modo geral dirigiram a Palavra de Deus a Israel no decurso da história da nação nos tempos do AT, durante e depois do Exílio, continuando até o período quando o povo escolhido já não sobrevivia como nação distinta e independente. Antes do começo do Exílio (587/6 a.C.), a mensagem dos profetas era de que o fracasso de Israel no relacionamento da aliança tinha sido tão fundamental que, se não houvesse arrependimento, viria o juízo; evitar o julgamento; o fracasso final da nação em redescobrir a essência do seu relacionamento da aliança com Deus culminou com fim do Estado independente de Israel.

Durante e após o Exílio, os profetas continuaram a dirigir a Palavra de Deus ao povo de Israel que sobreviveu, não como uma nação, mas como um povo. Parcialmente, sua mensagem era dirigida àqueles que estavam no Exílio e aos que voltavam à terra prometida.

Israel e sua Profecia à literatura apocalíptica

No fim do período do AT e continuando nos tempos intertestamentários, ocorreu uma transformação da profecia para a literatura apocalíptica; ou seja: a proclamação da palavra divina na profecia cedeu lugar aos escritos apocalípticos em que os “segredos” do futuro eram afirmados no relato de visões ou em narrativas escritas na forma de relatos de visões.

No livro de Daniel, que tecnicamente, não é um livro profético, forma uma ponte entre a profecia do AT e os escritos apocalípticos intertestamentários e neotestamentários. Embora os temas da escatologia profética continuem presentes nos escritos apocalípticos, sua preocupação é menos imediata do que a dos profetas, que dirigiam a Palavra de Deus com urgência à sua própria geração. Na tentativa de interpretar a literatura apocalíptica, enfrentamos dificuldades semelhantes àquelas que se achamos na interpretação da escatologia profética; nem sempre é fácil diferenciar entre aquilo que claramente se refere a eventos que agora estão no passado e aquilo que ainda pertence a uma realidade futura.


(Enciclopédia Histórico Teológica Da igreja Cristã/ Walter A. Elwell)

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...