09 abril 2018

Quem é quem na Bíblia Sagrada #05

Quem é Tomé?

Referencias Bíblicas: Lucas 24: 48 / Lucas 24: 36 a 40 / João 11: 16 / João 14: 15 / João 21: 2
Texto Básico: João 20: 19 a 31

No Novo Testamento, Tomé era um dos doze apóstolos de Jesus. Nos livros de Mateus, Marcos e Lucas é mencionado o nome de Tomé na lista dos doze discípulos (Mt 10: 3 / Mc 3:18 / Lc 6: 15).

Mas no livro de João, Tomé aparece com mais frequência. Mas a única passagem tem uma grande relevância teológica, que valeu a Tomé o rótulo de "incrédulo", que se encontra em Jo 20: 19 a 31. Por não estar presente nas aparições anteriores do Cristo ressurrecto, Tomé recusou-se a acreditar até que pudesse ver e tocar em Jesus.

Quando teve oportunidade de fazer isso, reconheceu a divindade de Cristo com as impressionantes palavras: "Senhor meu e Deus meu!" (v 28). O testemunho de Tomé é uma das mais fortes evidências sobre a ressurreição de Cristo, mas João preocupou-se em enfatizar a resposta de Jesus: "Porque me viste, creste. Bem-aventurados os que não virão, e creram" (v 29).

Caro leitor,  muitas pessoas com a mesma atitude de Tomé e acabam se desviando do caminho do Senhor, sendo assim, não pare de crer em Deus que pode tudo. Por tanto, depois de crer, precisamos  ser testemunhas vivas para aqueles que não crer. Mesmo que a luta vem tentando te tirar a credibilidade que Deus pode mudar a luta em um tempo de paz, coloque Deus acima da sua luta.

Pr. Silas Guimaraes

Bibliografia: Gardner, Paul - Quem é Quem na Bíblia Sagrada - São Paulo: Editora Vida, 2007.  - 9ª impressão da 1ª ed. de 1999.

SEGREDOS DE UM CONQUISTADOR

Texto Base: Josué 13

Você já conquistou algo importante em sua vida?
Qual foi a sensação?

Para responder essas perguntas precisamos ler o texto base, onde Deus chega a Josué quando este já estava velho e diz: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”. Mesmo alcançando muitas conquistas em sua vida, Josué não conseguiu conquistar toda terra que Deus tinha preparado para ele e seu povo.

A Bíblia diz em Efésios 3:20 que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos. As bênçãos que Deus tem reservada para nós, são inesgotáveis. Em Cristo Jesus nós já somos mais que vencedores, Ele já conquistou na cruz, todas as bênçãos para nós.

1º Segredo: TER UM CORAÇÃO DE SERVO  (Êxodo 24:13; 1 Pedro 5:5) 

Este é primeiro segredo de um homem de Deus que vive uma vida de conquista. A primeira vez que o nome de Josué aparece na Bíblia, ele já é identificado como servo de Moisés. Josué descobriu cedo o segredo de um conquistador. Muitas pessoas têm dificuldades de se sujeitar no trabalho, igreja, família, e infelizmente seu coração soberbo e orgulhoso o impede de viver em conquista.
PERGUNTA: Como suas palavras, como você define uma pessoa humilde?


2º Segredo: TRABALHO e ESFORÇO (Números 14:6-10; Provérbios 12:14)

Não basta só trabalhar tem que ser esforçado. Um conquistador é alguém que não mede esforço para conquistar. O povo de Israel queria herdar a terra prometida, mais não queria lutar, se esforçar, trabalhar, precisamos entender que o trabalho e o esforço é princípio de Deus para conquistarmos, porém jamais podemos permitir que o trabalho ou fruto do trabalho nos afaste de Deus e Sua obra.
PERGUNTA: Muitas pessoas não conquistam por falta de trabalho e esforço, outras acabam se afastando de Deus por causa de trabalho, qual a sua opinião sobre isto?

3º Segredo: ANDAR COM DEUS (Êxodo 33:11; Josué 1:8)

Josué desde sua mocidade andava pertinho de Deus. Quando Moisés subiu ao monte para receber a Lei, Josué estava ao pé do monte. (Êx 32:15-17) Ele não se afastava de Deus, tinha prazer em meditar na Palavra de Deus. É triste saber que muitas pessoas estão interessadas em uma vida de conquista, porém não tem prazer em caminhar fielmente com Deus.
PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais nos atrapalha de andar pertinho de Deus?

Jesus já conquistou tudo o que precisamos na cruz do calvário, precisamos nos entregar a Ele a cada dia, mas também precisamos fazer a nossa parte como Josué fez, andando em humildade, trabalhando duro e se esforçando para conquistar, e o mais importante, andar pertinho de Deus, confiando em sua infinita graça!!!

-- Josmar

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...