29 agosto 2016

A intimidade com a Doutrina de Deus


A palavra Doutrina quer dizer ensino, instrução. Biblicamente podemos definir como um conjunto das verdades fundamentais da Bíblia.

A bíblia está repleta de ensinamentos, por onde Jesus passava a multidão parava para ouvi-lo e vê-lo, em Mateus 7:28 fala: "E aconteceu que, concluindo Jesus o discurso, a multidão se admirou da sua doutrina". Jesus ensinava ao povo os mistérios do Reino de Deus, através de parábolas, sermões e todos os seus feitos de cura e milagres. Dessa forma a multidão que sempre o acompanhava, aprendiam e saiam para anunciar as mensagens de Jesus.

E o que fazer para ter intimidade com a doutrina de Jesus?

Em João 8.31 e 32 diz: "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Ou seja, precisamos estar sempre nos alimentando da palavra de Deus, pois dela provém todos os ensinamentos, sabedoria, tudo que devemos ter para sermos íntimos de Deus e da sua palavra, por isso temos que andar e ser fiel ao ensinamentos de Deus.

O Sermão da Montanha - O Sermão da Montanha foi quando Jesus subiu ao um monte para ensinar a multidão, ele falou a respeito do caráter, dos deveres, dos privilégios e do destino daqueles que pertencem ao Reino do Céu. Neste tempo as pessoas estavam acostumadas com as doutrinas dos homens, a Lei que era imposta naquela época, então quando Jesus chega com seus ensinamentos o povo sempre ouvia atentos e admirados com a doutrina de Jesus. E Jesus afirma que ele não veio para acabar com a Lei que Deus havia lhes dado no AT e sim para dar sentido e complemento a ela (Mt 5.17 à 20).

O conteúdo da Doutrina de Jesus - Todas as coisas que vemos Jesus anunciar e nos ensinar são o conteúdo da verdadeira doutrina de Jesus.

Jesus nos faz um convite tremendo - "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leme" Mt 11.28 à 30. Aceitar ao Senhor e salvador, aceitar a doutrina e cumpri-la e ser íntimo, aprender do Senhor Jesus.

A doutrina de Jesus - Depois de conhecer e andar em intimidade com a doutrina, devemos vivê-la, porque ela é a prática de tudo aquilo que o Senhor nos ensinou de melhor, seu amor, mansidão, humildade, bondade, fé e é claro se conhecermos a ela podemos cumprir aquilo para que fomos chamados, pregar o evangelho a toda criatura.

Então Por que devemos ter intimidade com a Doutrina de Jesus?


Assim como devemos ter intimidade com a palavra e com o Espírito ser íntimo da doutrina de Jesus é essencial para conhecermos, aprendermos e vivermos segundo o desejo de Deus para nossa vidas.

--> Letícia e Hugo (EBD - Escola Bíblica Dominical / IBMC)

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...