25 agosto 2017

O FORTE E O FRACO

_"Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo"_ (Romanos 15:1,2).

Há muito tempo atrás, no século passado, fiz uma manobra (treinamento militar) que durou mais de trinta dias. Passamos esse tempo marchando em floresta, dormindo amarrado em árvore, carregando uma mochila de trinta quilos e o fuzil. Um grande desafio que nem todos suportaram. Tive que carregar o fuzil de um colega que "surtou" e queria ficar para trás.

Como a Igreja é uma comunidade de fé, Deus não quer que ninguém seja deixado para trás (1 Timóteo 2:4). O propósito de Deus é que os irmãos tenham um relacionamento saudável (Salmo 133:1), pois "como andarão dois juntos se estiverem de acordo?" (Amós 3:3).

Por essa razão Paulo insiste em orientar o relacionamento entre os irmãos. Os fracos não podem ser motivo de discórdia, nem podem ser deixados para trás, eles devem ser cuidados!

Quando os mais fortes cuidam dos mais fracos, Deus é glorificado. Ao invés de ser ignorado, desprezado ou bulido, o próximo deve ser cuidado.

Para os judeus, o próximo era qualquer pessoa de sua comunidade, ou seja, o próximo era, também, Judeu.

Para Jesus, o próximo é qualquer pessoa, não importando sua nacionalidade, religião, gênero, condição econômica, etc.

Ao responder a pergunta do doutor da lei a respeito de quem seria o próximo a quem ele deveria amar da mesma maneira que amava a si mesmo, Jesus contou a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37).

Para Jesus, o próximo é qualquer pessoa com a qual eu me encontre no dia-a-dia, que tenha uma necessidade.

Jesus nos ensina que amar não é uma abstração, uma teoria ou uma declaração do tipo "eu te amo". Por isso o Samaritano ama: compadecendo do necessitado, se dirigindo à ele, cuidando de suas feridas, colocando-o sobre o seu animal, levando-o para o "hospital", pagando o tratamento e voltando para ver se estava tudo bem.

Suportar as fraquezas dos mais fracos não é uma atitude negativa, é empregar meu tempo e meus recursos para a edificação dele. Na verdade, a necessidade dele deve mudar a minha agenda, deve mudar os meus planos, como fez o bom Samaritano.

_"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros"_ (João 13:34).

Foi assim que Jesus nos amou: Ele compadeceu, veio, ensinou, curou, libertou, assumiu nosso lugar na cruz, morreu, ressuscitou e voltará para buscar os remidos!

Em nossa relação com Jesus nós somos os fracos. Jesus é o nosso modelo, Ele nos deu o exemplo.

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...