03 maio 2017

INDESCULPÁVEIS

_"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

_porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram"_ 


(Romanos 1:20,21).

Sempre tem pessoas  contemplando o céu, as nuvens e a lua e, de repente começou a se maravilhar com a criação, convidando todos para observar sua grandeza. Diante de seu deslumbramento me lembrei imediatamente do salmo 19:1 e 4: _"os céus proclamam a glória de Deus [...] Por toda a terra se faz ouvir a sua voz"._

Andando outro dia pela rua e refletindo sobre a vida, comecei a pensar sobre o sentido de tudo. Recentemente as redes sociais  mostrou um desenho animado que incentivava o suicídio como uma alternativa e, talvez por isso, fiquei pensando na fragilidade de uma cosmovisão humanista, na vulnerabilidade de uma existência sem Deus.

Esse tipo de reflexão que somente nós, os humanos fazemos, tem uma longa história. Há muito a humanidade busca por sentido se perguntando: quem sou eu? De onde vim? Para que estou aqui? 

Para onde vou?

Uma cosmovisão sem Deus esvazia tudo, retira o sentido e o propósito da vida e do viver.

Para Paulo e também para nós que cremos, as respostas são muito simples. Além de nos  serem reveladas nas Sagradas Escrituras, nos são reveladas naturalmente na criação.

Claro, você, que é inteligente, já concluiu que para isso é necessário ter fé. Olha o que disse o filósofo Søren Kierkegaard:

_"Se sou capaz de apreender Deus objetivamente, não tenho fé; mas como não posso fazê-lo, devo ter fé"._

Paulo apresenta o que ele chama de atributos invisíveis de Deus o seu eterno poder, que pode ser deduzido ao se contemplar a criação e a sua divindade. Ou seja, Deus deixou suas "impressões digitais" em toda parte.

Negando a realidade de Deus, os homens se perderam em seus raciocínios (que Paulo chama de fúteis ou nulos). Ao invés de adorar o Criador, eles passaram a adorar as criaturas.
Nulos em seus raciocínios, os seres humanos perderam o sentido, o significado e o propósito, ficando entregues ao governo das trevas.

Paulo nos diz que Deus colocou o conhecimento de si mesmo nas mentes de todos os homens ("Tendo o conhecimento de Deus"). Além disso, a própria criação testemunha que Deus existe.

Por essa razão, quando comparecerem diante do tribunal de Deus e apresentarem como defesa o argumento de que não conheciam Deus, tais homens serão consideradas inescusáveis.

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...