24 abril 2017

CARNE E OSSOS

*Lucas 24:38-40* Ele lhes disse: "Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações?
Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho". Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés."

A ressurreição de JESUS é o selo de sua vitória; é o sinete que autentica e legitima sua mensagem. Se ELE não tivesse ressuscitado não estaríamos falando dele agora, não haveria Evangelhos, nem Igreja, nem nada.

Talvez ELE fosse lembrado como um grande mestre idealista, como Sócrates ou Platão, por exemplo, mas ao ressuscitar, mudou tudo.

A crucificação e os três dias, durante os quais ficou morto, gerou nos discípulos um sentimento de tristeza e desânimo, talvez até de incredulidade (verbalizada por Tomé).

Enquanto Cleopas e seu companheiro testemunhavam aos demais discípulos à respeito dos eventos acontecidos em Emaús, estando as portas trancadas, JESUS apareceu entre eles e os saudou: shalom!

Não obstante o testemunho das mulheres e, agora, dos dois discípulos, todos ficaram assustados.

O SENHOR, então, lhes mostrou as marcas em seu corpo, as marcas dos pregos e da lança. Como não ficaram satisfeitos e para dirimir qualquer dúvida, JESUS lhes disse: me apalpem, vejam que tenho carne e ossos.

Sempre há muita confusão a respeito da forma de JESUS ressuscitado. Muitas pessoas creem, ainda hoje, que nosso SENHOR não tem um corpo, que ELE ressuscitou em espírito apenas.

Na verdade existe um ensino, desde o platonismo, de que o corpo é mau. Alguns pensam e creem que o espírito é bom, mas o corpo é mau, que é uma prisão. Foi por essa razão que os atenienses encerraram a audição de Paulo no Areópago quando ele lhes falou da ressurreição (Atos  17:32).

Alguns acreditam que o corpo é apenas uma veste que nós descartamos quando ela perde sua utilidade.

Para dirimir qualquer dúvida, JESUS pede comida aos discípulos e come com eles.

É evidente, entretanto, que não se trata de um corpo que se corrompe e que possui limitações (por isso João faz questão de dizer que as portas estavam trancadas).

Além dessas ações de JESUS (aparecer, ser identificado, preservar as marcas da crucificação, ser tocado e comer com os discípulos), o capítulo quinze, da primeira carta de Paulo aos Coríntios, nos trás muitos esclarecimentos acerca da ressurreição e do corpo ressuscitado que teremos (vale a pena ler).

Paulo deixa claro que existem corpos naturais e espirituais. Aqueles, corruptíveis (envelhecem, adoecem e estão sujeitos à intempéries) e estes, incorruptíveis. Corpos terrestres (naturais) e celestes (espirituais).

Para não haver dúvidas, embora sejam de natureza incorruptível, como JESUS esclarece, o corpo tem carne e osso (pode ser apalpado) e será identificado, o que significa que não apenas encontraremos os salvos no céu, mas os reconheceremos!

Por fim, vale a pena citar esse importante texto de Paulo sobre a ressurreição:

_"Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória""_ (1 Coríntios 15:54).

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...