15 agosto 2017

O FRACO NA FÉ

_"Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos"_ (Romanos 14:1).

Ao seu "manual de conduta cristã" Paulo acrescenta agora uma orientação importante para a vida comum da Igreja: acolher o débil na fé.

Nossa atitude para com os outros e, principalmente, com os nossos irmãos que ainda não se fortaleceram deve ter como referência e modelo a mesma atitude de Deus teve (e tem) conosco por meio do seu Filho, Jesus Cristo.

Jesus amou e acolheu o ladrão, a prostituta, a adúltera, o corrupto, o religioso, o rico, o pobre, o saudável e o doente. Jesus lidou com eles não para conduzi-los à morte, mas para levá-los a Deus.

Seguindo os passos de Jesus, Paulo se preocupava com os fracos e, por isso, orientou nossos irmãos Tessalonicenses: "ampareis os fracos" (5:14). Ele também dedicou especial atenção para os irmãos em Corinto:

_"Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos"_ (1 Coríntios 8:9).

Quem peca contra o fraco, diz Paulo, ferindo a consciência deles, peca contra Cristo (1 Coríntios 8:12).

Deus não quer uma Igreja dividida, por isso Ele declara no Salmo 133: "Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!" (Salmos 133:1).

A Unidade e a comunhão entre os irmãos somente é possível se entendermos que somos diferentes, se  compreendermos e aceitarmos a diversidade como parte do Reino e da criação de Deus.

Deus não tem preferidos, não faz acepção de pessoas, nele não há judeu, nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; todos somos um em Cristo (Gálatas 3:28).

_"Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam"_ (Romanos 10:12).

Não é o seu tempo de Igreja ou na Igreja; não é o ministério ou a pastoral que você está ligado que importa; não são quantas vezes que você frequenta o templo durante a semana ou qualquer outra coisa que o distingue e o coloca como superior ao seu irmão. A relação não é hierárquica e o desejo de Deus é que todos os seus filhos amadureçam e se fortaleçam.

Aquele que já caminhou e entendeu um pouco mais tem um papel importante. Devemos lembrar que "a quem muito foi dado, muito será cobrado" (Lucas 12:48b).

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...