04 maio 2017

Quem é Jezabel?

1 Reis 16: 29 a 33; 1 Reis 18: 1 a 19; 1 Reis 21: 1 a 25; 2 Reis 9; 1 Reis 18: 20 a 27; 

Jezabel o seu nome significa "onde está o príncipe?"

Uma mulher muito religiosa, espalhou a idolatria em todo Israel. poderosa, astuciosa e arrogante, Jezabel opôs-se ativamente a Deus, mesmo em face de provas indiscutíveis de sua soberania (de Deus). E Jezabel adorava a Baal.

A sua alegria foi ter aumentado seu poder à custa dos outros. Mas o seu sofrimento foi que sua arrogância levou-a a uma morte vergonhosa (1 Reis 21: 1 a 23). Jezabel, o seu nome é sinônimo de perversidade, Dentre todos os bonitos nomes bíblicos usados para meninas hoje, não se encontra uma única Jezabel.

Filha de Etbaal, rei de Sidom, Jezabel foi criada e instruída na adoração a Baal. Ela passou os anos de seu reinado não só adorando Baal, mas forçando essa adoração sobre seus súditos. Estátuas de Baal mostravam o deus de pé, alto e ereto, usando um capacete adornado com chifres de boi, um sinal de poder e de fertilidade. Pois a adoração a Baal envolvia o uso de incenso e de sacrifícios, tão comuns nas formas de adoração daqueles dias. O sacrifício incluía, às vezes, seres humanos inocentes (Jeremias 19: 5).

Onde o culto a Baal tinha uma atração singular para o povo de Israel. Quando se desviavam da fé no Deus único e verdadeiro, em geral passavam a confiar no deus falso, Baal. Os israelitas adoraram Baal durante os dias de Baraque e Balaão (Números 22: 41), assim como nos dias dos juízes (Juízes 2:13; Juízes 6: 28 a 32). Mesmo depois do triunfo de Elias sobre Baal no monte Carmelo e da morte de 450 sacerdote de Baal naqueles dias, a adoração ao deus continuou intermitentemente durante o governo dos reis de Israel e de Judá.

Sendo que a adoração a qualquer deus falso é, naturalmente, odiosa para Deus verdadeiro. Pois sabendo isso. Para nós, a adoração a Baal parece uma prática repulsiva e insensata. Mas esse falsos deuses não prevalece diante do nosso Deus verdadeiro. Pois o nosso Deus é único de receber toda adoração, todo poder e é único que pode mudar a sua vida.

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...