06 dezembro 2017

Quem é quem na Bíblia Sagrada #03

QUEM FOI JOSÉ DE NAZARÉ?

Texto áureo: E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? Jo 6.42.

Texto básico: Lucas 2.21 a 33.
Textos complementares: Nm 12.5 a 7; Mt 1.16; Mc 6.3; Lc 3.24.

A Bíblia tem pouca informação sobre a pessoa de José, marido de Maria, mãe de Jesus. Mas o pouco que se tem é de suma importância para a edificação da Igreja do Senhor.

José, esposo de Maria, pertencia a casa e família do rei Davi. Ele é citado por Mateus e Lucas. Sendo que em Mateus, José é apresentado mais como um aspecto legal que dava direito de Jesus ser Rei, uma vez que José era apenas o pai adotivo. Em Lucas a ideia é confirmar a descendência real, o que parece ser a genealogia de Maria, ou mesmo de José, em uma segunda alternativa por meio de outro filho de Davi, Natã, Lc 3.31. O fato de ter duas genealogias pode ser para rebater uma possível dúvida quanto ao passado, quando o último rei da casa de Davi, Jeoiaquim, foi amaldiçoado. 

Portanto, Jesus teve o direito de assentar e reinar como sucessor de Davi. “Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: Registrai este como se não tivera filhos; homem que não prosperará nos seus dias, e nenhum dos seus filhos prosperará, para se assentar no trono de Davi e ainda reinar em Judá.” 22.29 e 30.

Conhecendo Melhor José

Além da árvore genealógica, sabemos que José foi esposo de Maria, morou em Nazaré (na Galileia) e era carpinteiro. O fato de não residir na Judéia, sendo ele descendente de Judá, Lc 2.4, pode ter várias razões entre elas a política de Roma, sua profissão de carpinteiro ou orientação divina, o que não se sabe ao certo. Mas o que importa é que José foi um pai presente pelo que ensinou sua profissão ao seu filho Jesus.

Não se sabe como José e Maria se conheceram e quais eram suas idades, na época. Possivelmente José era mais velho e o casamento foi arranjado pelas famílias, mas supervisionado por Deus para cumprimento das profecias. Alguns afirmam que José era bem mais velho e tinha uma família anterior. É desta opinião que nasceu a ideia de que Maria permaneceu virgem até sua morte, sem ter outros filhos e filhas. Mas por outra vertente mais bíblica, mesmo sendo José mais velho, Maria teve filhos e filhas com ele, mas em um dado momento, próximo do início do ministério público de Jesus, José teria morrido (o que é mais provável), Mt 13.55 e Jo 2.1, uma vez que não é mais citado como presente. “E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?” Mt 13. 54 a 53. Veja o mapa no final da revistinha, pág. 23.

Qual foi o papel de José na História de Jesus?

O papel de José na história foi de suma importância para a formação do caráter e doutrina do menino Jesus. Embora as Escrituras afirmem que o Senhor crescia em graça, estatura e virtude, a presença dos pais foi indispensável. Ainda mais sendo pais crentes, equilibrados, cheios de fé e obediência, pois estes deixaram pela graça de Deus marcas indeléveis na vida do Senhor. Ao exemplo, devemos buscar as mesmas qualidades como pais para influenciar nossos filhos (as) no caminho da verdade.

As Qualidades Espirituais e Morais De José

Mesmo que a Bíblia tenha poucas informações sobre José, ela nos diz muito de suas qualidades. Vejamos:

  1. Reconheceu a voz de Deus – Este servo do Senhor identificou e discerniu corretamente a voz de Deus que veio a ele através de sonhos. “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados delesMt 1.20 e 21.
  2. Em tudo obedeceu à voz de Deus – José foi obediente em toda orientação que Deus lhe deu. Obediência ao Senhor e à sua Palavra é uma qualidade espiritual importante. “Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.” Mt 2.13 a 15.
  3. Prontidão para agir - Homem ponderado, porém de atitude, conseguiu preservar sua família do mal. “Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel. Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galiléia. E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno” Mt 2.19 a 23.
  4. Foi generoso e benigno para com Maria – Ao saber que Maria sua esposa estava gravida, ao invés de entrega-la às autoridades religiosas da época, tentou romper o casamento antes de tocá-la, pois era um homem justo. Desta forma Maria poderia ter a criança sem ser escandalizada. Mas ouvido a voz de Deus, obedeceu e se casou com ela. O casamento judeu tinha várias fases e provavelmente estava em uma fase de comprometimento, mas de pouca proximidade. Por fim, preservou o nome e a moral de Maria e sua família não a deixando. “Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor”. Mt 1.19 e 20 a.
  5. Controle emocional e sabedoria – Após uma festa na capital, Jerusalém, a caravana voltou para a Galileia, mas o menino Jesus permaneceu na cidade sem seus pais saberem. Ao acha-lo, depois de três dias, demonstrou total equilíbrio quando viu o filho entre os doutores. “Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.” Lc 2.46 a 52.

CONCLUSÃO

José de fato foi um homem justo, obediente e de bom coração atendendo bem à soberania de Deus. 

Nada é por acaso e o fato de termos pouco sobre José faz-nos pensar que para ser útil a Deus não precisamos aparecer, mas apenas estarmos atentos e disponíveis.


O nome José significa aumentador, multiplicador. Que possamos aumentar em qualidades, tais como as de José e multiplicar os “Josés” em nossa congregação para glória de Deus.

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...