12 outubro 2018

Quem é quem na Bíblia Sagrada #07

Hermógenes

Um dos homens que foi citado na segunda carta de Paulo a Timóteo, entre todos os que estavam na província da Ásia, os quais abandonaram o apóstolo Paulo (2 Tm 1: 15). Sendo que Paulo não queria que os cristãos das igrejas da Ásia (Éfeso, Colossos e Laodicéia) o despreza-se. Provavelmente Paulo se referia a um período de sua segunda prisão em Roma (2 Tm 1:17), quando alguns cristãos não apoiaram durante o seu julgamento. Entre os que não o assistiram estavam os provenientes da província da Ásia que viviam em Roma, tais como o Hermógenes e Figelo, que Paulo esperava-se uma atitude melhor.

Contudo, Paulo mostra duas situações que serve muito para os que estão em perseguição e toda sorte de dificuldades. Vejamos:

  • Não se envergonhar - (2 Tm 1: 16)
  • Ter sempre uma palavra que possa encorajar - (2 Tm 2: 1)
Como Hermógenes, que era um cristão e necessitava de uma atitude melhor, nós como cristãos estamos passando pela mesma situação. Precisamos melhorar dia pós dia, para que sejamos aprovados por Deus e não devemos abandonar os nossos irmãos que estão sofrendo perseguições.

E por fim, mesmo que enfrentamos perseguições não podemos se envergonhar de nossa fé e nem desanimar, ficar sem coragem e até perder a fé. Devemos sempre está prontos para esse dia, pois só Deus vai nos dá força, vitória, coragem, animo e muito mais do que nós precisarmos.

Bibliografia: Gardner, Paul - Quem é Quem na Bíblia Sagrada - São Paulo: Editora Vida, 2007.  - 9ª impressão da 1ª ed. de 1999.

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...