11 abril 2016

ELIAS: "O PROFETA DEPRESSIVO."

"...Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida..." (I Reis 19:4).

A história de Elias é cheia de preciosas lições. Gosto de sondar os acontecimentos que formam o mosaico da vida desse profeta, porque nos revelam que ele era um ser humano como eu e você. A Bíblia não tenta esconder as fraquezas dos heróis da fé,  e nem pinta uma imagem deles como seres divinizados. Elias era um homem de Deus, cheio do Espírito Santo e seu ministério era marcado por milagres sobrenaturais, porém ele teve o seu momento de depressão!

Elias "entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele é orou, pedindo a morte: 'Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados'." (I Reis 19:4).

O homem de Deus não era exageradamente orgulhoso, nem tinha um estilo de vida de condescendência pessoal. Sua vida era simples. Mesmo assim, sofria com uma depressão significativa.

Era um Eved que sempre procurava alinhar-se a vontade do ETERNO e havia acabado de ter uma experiência milagrosa no Monte Carmelo. No entanto, no dia seguinte, alguém lhe informou que a sua cabeça estava sendo caçada, e o profeta ficou apavorado. Elias tinha motivo para temer tanto uma mulher? Sim, pois Jezabel tinha uma lista enorme de profetas que ela havia matado. Contudo, em vez de confiar no REFÚGIO do ETERNO, ele deu no pé! Quarenta dias depois, estava tão deprimido que queria morrer: "Tira a minha vida!", foram suas palavras no clímax da depressão.

Deus teve que tratar o Seu servo: Elias foi posto em um programa de recuperação para deprimidos. Assim como muitas pessoas nesse "estado" se afundam em depressão, o profeta queria ficar no isolamento escuro, dentro da caverna. Este é o ambiente preferido dos deprimidos.

O que Deus fez para tirar Elias de seu confinamento? Ele enviou um terremoto e um vendaval para tirá-lo da  caverna e colocá-lo na luz. O ETERNO sabe tirar um deprimido do seu isolamento!

Depois disso, Deus pôs Elias na segunda fase do programa: "corregir os pensamentos distorcidos do profeta." A sua distorção era "a generalização exagerada". Ele dizia: "Sou o único que não se prostrou diante de Baal." O Senhor deixou passar a primeira vez. Entretanto, o profeta continuou choramingando a mesma ladanhia, e Deus não podia deixá-lo continuar nesse mesmo "papo furado" de depressivo, nesse caminho de "generalização exagerada". "Elias", disse o Senhor, "há outras sete mil pessoas que não se prostaram diante de Baal..!" Foram estas palavras que o ETERNO usou para aplicar "a terapia comportamental cognitiva" no profeta deprimido!

Em seguida, Deus deu uma série de ocupações específicas para o seu "paciente" (19:15,16). Elias fez tudo o que Deus lhe ordenara que fizesse e ele não só foi curado de sua depressão, mas também foi levado ao Céu sem experimentar a morte!

Pense👇🏽🤔

"A depressão nos leva para o buraco mais escuro de nossa alma, porém a voz de Deus nos chama para fora desse buraco negro e nos coloca na luz da libertação em Cristo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...