05 março 2023

 A LIÇÃO DE SANSÃO

 Texto Áureo: Respondeu-lhe o Anjo do SENHOR e lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso? Jz 13.18

 Texto Base: Jz 13

 Textos Auxiliares: Jz 13 a 16.

 

 INTRODUÇÃO

 Hoje iremos rever a história de Sansão. Ela pode nos ensinar coisas importantes para nossa caminhada de fé. Para isto é necessário ler em casa os capítulos 13 a 16 do livro de Juízes.

Leia quantas vezes for preciso para entender os ocorridos. Procure ter um caderninho de anotas para registrar descobertas importantes. Boa Lição. 

DESENVOLVIMENTO

Como vimos na leitura básica (Jz 13), o Anjo do Senhor apareceu duas vezes para os pais de Sansão e lhes deu instruções exatas para serem obedecidas. Atualmente a Bíblia faz o mesmo papel do Anjo do Senhor, nos dando orientações exatas que devem ser obedecidas pela Igreja. Cabe saber se nós estamos sendo obedientes à Palavra de Deus.

UM POUCO DA HISTÓRIA - Vamos resumir rapidamente a história de Sansão para ajudar o visitante que não teve oportunidade de ler a Bíblia em casa e hoje veio prestigiar a Escola Dominical. Vamos lá:

 Cap. 13 - Após a morte do juiz Abdom, os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mal aos olhos do Senhor, que os entregou nas mãos dos Filisteus por 40 anos. 

Ao final deste tempo o Anjo do Senhor (uma teofania – na verdade era Jesus de forma velada no Antigo Testamento), apareceu para a mulher de Manoá e lhe deu instruções sobre a gestação, nascimento e criação de seu filho, embora fosse estéril. Manoá orou ao Senhor e foi ouvido, pelo que o Anjo retornou e reforçou as orientações acerca da mãe e da criança. 

A mãe não podia comer nem beber nada que vinha da videira, nem beber bebida forte e nem comer coisa imunda ou impura. Já a criança não podia cortar os cabelos por voto de Nazireu, que significa consagrado desde o ventre. 

O voto incluía muitas outras orientações ao longo da vida, veja em Nm 6. Manoá quis dar o nome do Anjo a criança, mas não foi possível por ser Maravilhoso, ou seja, um nome cuja a experiência era única para quem o conhecesse. Então a mulher que era estéril, deu à luz um menino que foi chamado de Sansão. 

Sansão significa Sol e Escudo, fazendo referência ao nome de Deus no Salmo 84.11, “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. ”. (Faça um breve comentário)

Cap. 14 – Sansão crescia com a benção de Deus e o Espírito do Senhor começou a incitá-lo de vez em vez ao campo de Dã. Certo dia Sansão viu uma filisteia em Timnate e se apaixonou por ela, constrangendo seus pais a toma-la por sua mulher. Isto vinha do Senhor, mas seus pais não entenderam. 

Quando foram, Sansão, tomado pelo Espírito do Senhor, enfrentou um leão jovem e o matou, mas não contou para ninguém. Estava indo tudo bem quando depois de alguns dias voltou para tomar sua mulher. Desviando-se do caminho foi ver o leão morto e tinha na carcaça uma colmeia de abelhas; ele tomou do mel e comeu. Ao chegar na cidade ofereceu um banquete para família da moça e propôs uma charada sobre o leão e o mel. Seus adversários, para não perder a aposta, ameaçaram sua noiva até obter a resposta e obrigar Sansão a pagar o combinado. 

O Espírito do Senhor então se apoderou dele e ele matou 30 homens ascolonita e pagou a aposta. Irado voltou sem sua esposa e esta foi dada como mulher a um de seus companheiros. (Faça um breve comentário)

 Cap. 15 – Depois de um tempo voltou para pegar sua mulher, mas descobriu que seu pai lha dera a outro. Mesmo lhe oferecendo a filha mais nova e mais bonita, Sansão não quis e alimentou uma vingança. Ele queimou o trigo dos Filisteus usando 30 raposinhas amarradas de duas em duas pela calda comtochas acesas. Seus inimigos em retaliação queimaram a mulher e seu pai. San-são por sua vez feriu os homens e fugiu para fenda da rocha de Etã. 

Os Filisteu foram atrás deles sitiando a cidade. Os moradores de Israel não sabendo o que tinha acontecido teve que capturar Sansão e entrega-lo aos Filisteus. Quando Sansão chegou a eles amarrado, o Espírito do Senhor apoderou-se do homem, arrebentou as cordas e com uma queixada de jumento feriu mil homens e esca-pou. Sansão julgou a Israel nos dias dos Filisteus, 20 anos. (Comentem)

 Cap. 16 – Passado o tempo foi Sansão a Gaza e se deitou com uma mulher da região e os moradores tentaram prendê-lo, mas por volta de meia noite ele se levantou e tomado pelo Espírito do Senhor, arrancou o portão, umbrais e tranca da cidade e os carregou até o cume do monte. Depois disto se afeiçoou por uma mulher do vale de Soreque chamada Dalila. 

Esta mulher foi comprada por mil e cem moedas de prata de cada príncipe filisteu para descobrir de onde vinha a força de Sansão e como dominá-lo. De tanto importuná-lo, um dia San-são contou a verdade, que estava em seus cabelos. Após um sono, Dalila cha-mou um homem que raspou as 7 tranças de Sansão e o Espírito do Senhor se retirou. 

Os filisteus o dominaram, arrancaram seus olhos e o escravizaram. A medida que o tempo passou seus cabelos voltaram a crescer. Em um dia festivo dos filisteus, chamara Sansão para zombar dele, contudo, Sansão reconciliou-se com Deus e o Espírito do Senhor o fortaleceu novamente e ele derrubou as colunas de sustentação da casa e tudo veio a desabar matando todos os príncipes e muitíssimos filisteus. Seus irmãos e a casa de seu pai desceram e tomaram Sansão e o sepultaram entre Zorá e Estaol, no sepulcro de seu pai. (Co-mentem)

 PRINCIPAIS APLICAÇÕES PARA SEREM DISCUTIDAS - Cada professor 

(a) deve coordenar nova discursão sobre a leitura usando as diretrizes abaixo:

1. Baseado na correção de Deus aos Israelitas, os entregando aos Filis-teus (um povo mal); podemos entender que o Senhor pode nos entregar nas mãos do inimigo para nos tratar? Como vemos isto nos dias de hoje? Vejam 1ª Co 5.4 e 5, para ajudar na resposta. 

2. Sansão era um homem que antes de nascer já possuía uma missão de juiz, recebeu as bênçãos de Deus, foi apoderado do Espírito Santo e usado por Deus diversas vez mesmo quando errava. Comentem: Alguém pode ser salvo ter o Espírito do senhor, ser usado e mesmo assim cair? O que faltou a Sansão? Vigilância, humildade, domínio próprio?

3. O voto de Nazireu era um voto ao Senhor e não podia ser quebrado, caso acontecesse havia todo um direcionamento para corrigir o voto. Sansão se aproximou de um cadáver e comprometeu seu voto. No en-tanto Deus não o puniu, mas sua conduta agravou sua situação ater ser preso, cego e escravo. Contudo, Sansão se reconciliou com Deus e o Espírito do Senhor o usou. Como reagimos diante de nossos contínuos erros e pecados? Nos arrependemos? Nos humilhamos e reconciliamos com Deus e com os irmãos? Leiam Sl 51.12, para ajudar na resposta.

4. Sansão recusou escolher uma mulher do seu povo. Havia um propósito de Deus nisto, embora ninguém soubesse no momento. Mas depois não houve mais propósito e ele escolheu uma pessoa ímpia por companhia para sua própria vergonha e derrota. 

Como vemos o casamento no meio cristão? Ele é algo que consideramos santo? O Levamos a sério? So-mos 100% fieis? Temos boas intenções e nos esforçamos para fazer nosso conjugue feliz? (Os solteiros podem responder também, dizendo como imaginam que deve ser o casamento cristão).

 CONCLUSÃO – Espero que esta lição desperte em cada um o temor e tremor de Deus. Que criem goste pela leitura bíblica. Que vigiem e sejam humildes. Que não façam alianças com ímpios e descrentes gerandorelacionamentos conflitantes. E como o pai de Sansão, ore a Deus pedindo confirmação de suas orientações e estejam dispostos a cumpri-las na risca. 

MEMORIZE – E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, Hb 11.32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Buscar a Face de Deus

A busca tem que ser por completo e temos várias provas que Deus que nós o busquemos. Vejam as citações que encontramos na Bíblia: Hebreus ...